segunda-feira, 7 de abril de 2014

A preparação (qual preparação?)

Após a Meia-Maratona e a Corrida dos Sinos, é agora altura de arrumar os ténis e subir ao celim para preparar as pernas para o que irão sofrer em julho.

Não ajuda muito o facto de me ter acabado por viciar na corrida e de ter substituído o meu commuting de bicicleta por caminhada há vários meses. Nem ajuda estar de olho, como quem não quer a coisa, nos 20 km de Bruxelas. De facto o corpo humano esquece-se da dor com uma pinta incrível e o que deveria ter traumatizado só instigou foi a fazer mais e melhor.

Mas a bicicleta tem que ganhar prioridade. Estou portanto agora naquela fase do "por onde começar?" enquanto olho para a tabela Excel em branco com o calendário das 12 semanas que faltam até à partida em Caminha. Pânicos não há, nem descrenças na nossa capacidade de conseguir pedalar mil quilómetros em 30 dias. Pedalar uma média de 30 km por dia, ainda que todos os dias, não é mesmo nada de sobre-humano e nós vamos estar de férias e com todo o tempo do mundo. Não haverá pressas e o stress terá que ser mantido ao longe. E eu ainda estou de ressaca por ter completado a minha primeira Meia-Maratona, ainda flutuo na incredulidade de constatar que os limites do meu corpo são me inimagináveis e extremamente moldáveis.

Os limites do nosso corpo são inimagináveis mas, lá está, têm que ser moldados. Daí a necessidade do plano de preparação para a viagem, para que a consigamos fazer o mais confortavelmente possível e haver a certeza de que a acabamos.

O primeiro passo será voltar ao commuting diário de pedalanço. São apenas cerca de 8 km no total mas que terão o efeito de me treinar mesmo sem me aperceber. Um bocado ao jeito do que fazia com as caminhadas diárias no treino para a corrida. É também fundamental voltar a pedalar diariamente para a habituação à partilha da estrada com os carros e, ainda mais importante, ganhar a confiança necessária para reclamar a estrada como tão minha como dos condutores de quatro rodas, que vai ser crucial para nos sentirmos à vontade quando estivermos a subir uma ladeira qualquer estreita com uma fila de carros impacientes atrás.

Para a preparação física em si farei um passeio de bicicleta longo todos os fins-de-semana (20 km? começar nos 20 e ir aumentando?) intervalado de bicicleta estática no ginásio (45 min) duas ou três vezes por semana. Quanto à corrida, terá que figurar algures por aí, talvez num dos dias em que é suposto ir ao ginásio.

E pronto, acho que é isto. Ainda não tenho bem noção do que me custa ou não 20 km seguidos de bicicleta, terei que adaptar de acordo.



(Espero que não se note muito que não sei de todo o que estou a fazer e que isto pareça mesmo um plano muito bem pensado.)



S. 

12 comentários:

  1. fogo, eu arregalo os olhos quando leio essas linhas "um passeio de bicicleta longo todos os fins-de-semana (20 km? começar nos 20 e ir aumentando?) intervalado de bicicleta estática no ginásio (45 min) duas ou três vezes por semana. Quanto à corrida, terá que figurar algures por aí, talvez num dos dias em que é suposto ir ao ginásio."
    Eu que supostamente teria de fazer só as duas ou três idas por semana ao ginásio, para manter a saúde, nem isso faço.... caneco, força nisso, rapariga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que mais custa no ginásio nem é tanto o esforço, é mais o tempo que demora a passar o exercício. os 45 min são passados a ler, de outra maneira acho que preferia cortar os pulsos. o ginásio está muito longe de ser o meu sítio preferido neste mundo.

      20 km é uma horita a pedalar, em passeio nem se dá por ela :)

      Eliminar
    2. pois, eu sei, eu sei disso tudo! e o pior, no meu caso, é que eu até gosto de fazer desporto! é completamente ridículo, é pura preguiça. E pior ainda, eu tenho uma bicicleta estática em casa também! por acaso já tentei ler, mas não me dá jeito nenhum pousar o livro em cima do guiador, normalmente o que faço é ver filmes ou séries.

      Eliminar
    3. eu levo sempre o kobo, assenta bem na prateleirinha que tem no mostrador da bicicleta. mas essa é uma boa alternativa, a das séries.
      quanto à preguiça, um bom método é o das recompensas, do género, quando fizer meia hora a caminhar como um chocolate. quantos quilómetros corri eu sustentada apenas com a perspetiva do banho de imersão que me esperava no final :D

      Eliminar
    4. sim, isso da recompensa é excelente.No meu caso não pode ser um chocolate porque isso desvirtuaria o objectivo de ir ao ginásio, ehehe. A recompensa é saber que no fim me sinto melhor comigo mesma. E sim, o banho! Mas quando penso bem nisto, sei que há outro motivo que me faz ter preguiça de ir. É o tempo. Eu para ir ao ginásio aos dias de semana só chego a casa por volta das nove e depois ainda tenho de tomar banho e jantar e acabo por me deitar tarde. Parece um motivo ridículo, mas a mim transtorna-me muito. Enfim, whatever! eu gosto muito de ler estes teus relatos de preparação (já tinha dito) :)

      Eliminar
    5. O tempo não é de todo um motivo ridículo. E quando ele escasseia percebo que haja coisas mais interessantes para fazer do que nos enfiarmos num ginásio três vezes por semana.
      Vou dando notícias mas a preparação tem o seu quê de monotonia. É como a matemática, tem que se repetir os mesmos exercícios vezes sem conta para se melhorar.

      Eliminar
    6. já agora posso só perguntar-te uma coisa, se achares que é intromissão, não respondas! Eu costumo ler o teu blog e pelo que percebi és naturalmente magra ou "normal", i.e., não tens qualquer problema de excesso de peso. A minha pergunta era se com este exercício adicional (suponho eu, que é adicional ao que costumavas fazer) notaste alguma alteração drástica no corpo? Mais músculo? Mais/menos peso? é que eu por vezes tenho a sensação que até aumento de peso quando vou mais ao ginásio...

      Eliminar
    7. sim, ganhei gémeos! são o meu maior orgulho :D
      o meu peso não se alterou porque eu continuo a comer o mesmo que comia antes, sou até capaz de ter mais fome e comer mais, agora que penso nisso. só noto diferença nas pernas, que estão bem mais rijas e tomaram uma forma ligeiramente diferente da que tinham, sendo os tais gémeos o que mais noto de diferente. o meu sonho é ganhar abdominais, mas isso parece que já envolve uma atitude diferente em relação à comida, ou o que é, não sei se me apetece.

      isso do peso aumentar com o exercício acho que é normal, tem que ver com o músculo ser mais pesado do que a gordura. assim mesmo que se diminua massa gorda, como se aumenta a massa muscular o peso mantém ou pode até aumentar ligeiramente. ou seja, o que muda com o exercício é a percentagem de gordura do corpo, que até é um melhor indicador de saúde do que o peso em si.

      Eliminar
    8. pois, já tenho ouvido isso, que o que interessa é a massa gorda, ou melhor a massa muscular :)
      Mas eu no meu caso não quero ter mais músculos! Eu andei 20 anos no ballet e tenho uns gémos que faxavor, nem pensar em aumentarem ainda mais (é praticamente impossível as minhas pernas caberem em botas de cano alto até ao joelho, por exemplo).
      Mas enfim, isto são tudo considerações ad latere.

      Eliminar
    9. Depende do tipo de exercício, a pedalar não se deve ganhar muito gémeo, por exemplo. Sinceramente não percebo muito das consequências do exercício para a perda de peso/ganho de músculo, o pouco que sei foi-me explicado pelo homem lá de casa, que anda nisto do desporto há bem mais anos do que eu. Entendo só que exercício e alimentação equilibrada têm que andar juntos para haver real alteração de peso. Sem um ou outro nada feito. Já ouvi vários corredores (amadores, claro) dizerem que correr é um incentivo para poderem comer o que lhes apetecer e manter um peso aceitável. Acho que me enquadro neste grupo porque houve uma altura em que eu enfardava bolachas recheadas com Nutella todos os dias, só porque corria e portanto na minha cabeça não havia um pingo de culpa. Enfim, cada um com as suas motivações

      Eliminar
    10. exacto! outra motivação pode ser que assim temos desculpa para no dia seguinte nos "apetecer" andar de saltos altos ;)

      Eliminar
    11. Ainda assim, entre banhos de imersão e bolachas recheadas de Nutella, os saltos altos figuram cá para baixo na lista das motivações para correr ;)

      Eliminar